Passos do Barroco

www.passosdobarroco.com

QUEM SOMOS

Clara Couto é bailarina, historiadora e professora. Tem formação em dança clássica/contemporânea e integrou a Uai Q Dança Cia. Estudou dança barroca na França, Portugal e Suécia com Béatrice Massin, Cecília Gracio Moura, Catarina Costa e Silva, Anna Romaní e Catherine Turocy, entre outros. É mestre em História Social pela USP (2015) com estágio de pesquisa na França (Sorbonne-Paris IV), tendo estudado as danças e os balés de corte na França do século XVII.

Maíra Alves é bailarina e professora. Formada pela escola Municipal de Bailados de São Paulo (2007). É bacharel e licenciada em Dança pela Unicamp (2015). Teve mestres como Luis Ribeiro e Angela Nolf. Realiza pesquisas entre as relações da música e da dança  com o núcleo Enxertia no Centro de Referência da Dança de São Paulo desde 2014.

Raquel Aranha é violinista e 'mestre de dança'. Estudou violino barroco no Conservatório Real de Haia (Holanda), e dança barroca na Holanda (Maria Angard Gaur) e na França (Cecília Gracio Moura, Christine Bayle, Ana Yepes, Guillaume Jablonka e Bruno Benne). Vem se dedicando ao ensino dessas artes desde 2007, além de realizar pesquisas acadêmicas em torno do 'balé de ação' de Noverre. É doutora em Música pela Unicamp (2016). www.raquelaranha.com

Osny Fonseca é cravista, regente, educador musical e bailarino. Bacharel em cravo e regência e licenciado em música pela Unicamp. Iniciou-se na dança barroca em 1996, com Christine Bayle e, desde então, estuda as relações entre a música e a dança dos séculos XVII e XVIII.

Integram também o Grupo Ibero-Americano de Estudos de Danças Antigas (PT / BR), fundado em Portugal (2012) conjuntamente com Catarina Silva (Bailarina e coreógrafa - Porto / Portugal) e Maria Alexandra C. de Campos (Mestre em História Moderna - Universidade Nova de Lisboa / Portugal).